Case Indústria: Plaxtex Metalúrgica

A Empresa

A Plaxtex Metalúrgica atua no segmento metalúrgico com a mais alta tecnologia em Corte Laser, Dobra, Solda, Estamparia e Pintura. Os produtos fabricados passam por processos que obedecem aos mais elevados padrões de precisão e confiabilidade, permitindo submetê-los a qualquer Sistema de Qualidade.

Desafio 1: Programação de Entregas de Vendas B2B

A empresa despendia um importante número de horas na captura manual (Excel) de dados relativos a itens a serem fornecidos em um determinado período e em sua compilação em formato que pudesse ser utilizada pelo PCP na gestão da produção e expedição dos itens vendidos.

Os colaboradores que necessitavam desta informação não a tinham em tempo real e coordenavam as tarefas no chão de fábrica muitas vezes de forma intuitiva, recalibrando tarefas apenas quando recebiam os relatórios. Com isso, a empresa ficava mais vulnerável a atrasos nas entregas dos produtos pedidos pelos seus clientes.

Solução CIGS

Com o Cigs ERP, os dados passaram a ser tratados de forma automática, via pedidos disponibilizados de forma eletrônica no padrão EDI. Desta forma, os dados relativos à programação de entrega passaram a ser tratados e transformados em informações relevantes para a produção, no tempo que os usuários necessitam.

Resultados e Ganhos Obtidos

Eliminação do custo das horas antes dedicadas às tarefas manuais e disponibilização dos dados em tempo real, possibilitando o sequenciamento das ordens de produção e maior garantia de cumprimento de prazos de entrega.

Redução de atrasos nas entregas, causados por troca do sequenciamento das ordens de produção ou por negociações de prazos não factíveis.

“O Cigs ERP foi essencial em um momento de investimento e crescimento da Plaxtex. Sem a solução, certamente teríamos dificuldades em crescer e ampliar nossa base de clientes.”

Gabriel Gomes – Responsável PCP

 

 

Desafio 2: PCP e Apontamento da Produção

O acompanhamento da produção era realizado através da contagem física em cada processo dos volumes produzidos. Após a captura, estes dados eram compilados em arquivo Excel para as ações seguintes do PCP e dos responsáveis pela produção. Como consequência, existia a possibilidade de imprecisão de dados, bem como desconhecimento da situação real da produção em andamento em seus diversos estágios.

Solução CIGS

Foi implantada a funcionalidade de Auto Apontamento da Produção (AAP), na qual o próprio executor da ordem de produção utiliza terminais dispostos em pontos estratégicos do chão de fábrica para apontar, entre outras, as seguintes tarefas ou ocorrências em uma ordem de produção específica: Início e Fim de Setup; Início e Fim de Produção; Início/Motivo e Fim de Paradas e Volumes Produzidos.

Resultados e Ganhos para o Cliente

Acompanhamento da produção em tempo real, podendo ser feito por processo, por equipamento ou por funcionário.

Controle em tempo real dos estoques de produtos acabados e dos insumos, melhorando de forma significativa os investimentos em estoque e proporcionando agilidade e segurança à empresa para reagir frente às variações em volumes de demandas dos clientes.

Desafio 3: Gestão da Qualidade dos Insumos

A empresa não possuía controle sistêmico de auditoria e homologação de fornecedores de materiais produtivos. Também inexistia a possibilidade de aferir os ensaios/valores definidos para a verificação da qualidade dos insumos no ato do seu recebimento.

Solução CIGS

Os processos foram automatizados e, a partir do pedido do cliente, o próprio sistema passou registrar as informações, obrigando a realização das etapas inerentes ao processo ideal, entre elas, o controle sistêmico do estoque.

O cadastro de fornecedores passou a ter controle de auditorias e/ou certificações, permitindo a fixação de um número de pontos em determinada data, bem como os eventos que podem provocar a redução dessa pontuação ou sua reposição. Com este mecanismo, passou a ser possível avaliar o nível de desempenho de cada fornecedor e impedir a geração de pedidos de compras em caso de pontuação em nível menor que o definido pela empresa.

Da mesma maneira, o cadastro de materiais possibilitou a realização de ensaios de qualidade, seus respectivos valores e tolerâncias e o envio, em caso de necessidade, para inspeção de qualidade que pode tomar a decisão de manter o recebimento ou efetuar a devolução ao fornecedor.

Resultados e Ganhos para o Cliente

A solução CIGS permitiu à Plaxtex Metalúrgica aumentar a eficiência na homologação de seus fornecedores de insumos, bem como garantir, efetivamente, a qualidade destes insumos, com reflexos positivos na qualidade dos produtos que fabrica.

Desafio 4: Gestão da Qualidade de Produtos Fabricados

A empresa não possuía controle sistêmico da qualidade dos produtos fabricados, o processo era manual e as sinalizações de não conformidades eram apontadas por profissionais de cada área, o que tornava o processo vulnerável a erros.

Além disso, a falta de padronização e automatização dos processos resultava em perda de agilidade e dificuldades em ter dados fidedignos em relação à produção, impossibilitava o acompanhamento da produção em andamento em tempo real e o rastreamento de produtos fabricados no pós-vendas.

Solução CIGS

Com o Cigs ERP, os processos foram mapeados e cadastrados no sistema, foi possível implantar o registro dos eventos de qualidade em todos os processos da produção, bem como a rastreabilidade de produtos no pós-vendas, identificados com etiquetas com código de barras.

Os números passaram a ser precisos e rastreáveis, um ponto muito positivo para os processos de auditoria.

Resultados e Ganhos para o Cliente

Com a solução da Cigs, a Plaxtex Metalúrgica pôde atender às exigências das empresas de auditoria certificadoras do seu sistema de qualidade, resultando na obtenção ou manutenção das certificações em normas ISO necessárias às suas atividades ou exigidas pelos seus clientes. Além disso, a rápida identificação e avaliação das causas de não conformidades e sua correção na origem trouxeram ganhos de produtividade e redução de custos de produção.

“Um dos principais ganhos foi a padronização dos processos que resultou em mais disciplina da dinâmica de trabalho e redução de erros humanos.”

José Roberto de Andrade – Engenheiro responsável pela qualidade