A importância de gerar e analisar dados em sua empresa

É provável que você já tenha feito um check up para ver como está a sua saúde. Provavelmente o médico pediu uma série de exames e análises para entender o seu estado geral e, com base neles, recomendar tratamentos, se preciso.

De forma similar, as empresas também necessitam passar por análises. Com base nelas, os gestores compreendem a atual situação em que se encontram e podem tomar as melhores decisões para mantê-las em dia.

Mas para isso é necessário que haja informações. Informações de diferentes tipos, áreas e uma análise profunda com ajuda de ferramentas tecnológicas. Nesse artigo, você entenderá a importância de executar uma análise eficaz dos dados da sua empresa.

O que é a análise de dados?

Esse é um dos principais trabalhos da Ciência de Dados (Data Science). Envolve o uso de ferramentas diversas para gerar uma quantidade imensa de informações importantes. O seu objetivo é coletar dados relevantes a fim de entender em que situação se encontra a organização e para isso, várias origens precisam ser pesquisadas.

Essas origens podem ser os e-mails enviados e recebidos, planilhas, sistemas de gestão integrado, softwares de relacionamento com clientes e tantos outros dados gerados no dia a dia das organizações. Esse encontro geral de informações traz o conceito de Big Data.

O Big Data é um conjunto inicialmente desestruturado de informações, mas que após compilação adequada com o auxílio de ferramentas de BI (Business Intelligence), tornam-se dados importantes para tomadas de decisão. Assim, é possível visualizar a saúde do negócio, a partir de ângulos diferentes, como um bom médico o faz.

Que dados são necessários?

Os dados a serem analisados são provenientes de atividades e resultados de vendas, trabalhos de marketing, produtividade, financeiros, relacionamento com clientes e o que mais for relevante. A partir daí, há a necessidade do uso de métricas de desempenho.

As métricas são formas e parâmetros para medir a performance das empresas em áreas diversas. Podemos citar, dentre muitas outras métricas, as seguintes:

  • Ticket médio, que é o valor médio desembolsado em cada compra que o cliente faz;
  • CAC (custo de aquisição do cliente), ou seja, o valor investido pela empresa para adquirir um cliente, envolvendo desde salários de colaboradores até marketing;
  • LTV (“tempo de vida” do consumidor), demonstra quanto tempo o consumidor continua comprando da sua empresa.

Com esses e outros dados em mãos, a equipe de gestão pode partir para as análises, que são classificadas em tipos diferentes.

Quais são os tipos de análise de dados?

Análise descritiva

Como o nome sugere, esta análise visa descrever o momento atual da empresa. Isto significa interpretar informações em tempo real. Volume de vendas físicas e pela internet, tráfego de usuários e feedback dos clientes nas redes sociais (curtidas e compartilhamentos são exemplos de dados a serem processados). Se tivéssemos que comparar com uma consulta médica, este seria o momento em que o médico faz perguntas ao paciente para ter uma visão geral da sua saúde.

Análise preditiva

Fazer uma análise preditiva significa obter previsões ou projeções do comportamento que a empresa deve assumir daquele momento em diante. Os gestores devem se perguntar o que fazer e quais ações tomar diante do que resultou da análise descritiva. Dessa forma, a expectativa é criar bases para tomar decisões acertadas no futuro.

Análise prescritiva

Com os dados atuais da empresa em mãos e com um objetivo traçado, você e sua equipe de gestão podem iniciar a parte prescritiva da análise. Nessa fase, é preciso solidificar as estratégias a serem executadas, ou seja, a receita a seguir para aprimorar o desempenho da empresa.

Essas ações podem se traduzir em redefinição de valores de venda, promoções, novas campanhas de e-mail marketing, anúncios em redes sociais e outras estratégias que tragam mais vendas e lucro.

Análise diagnóstica

Tão importante quanto saber o que fazer é entender como se desenvolveu a situação em que a empresa se encontra. A análise diagnóstica trata de identificar erros que levaram a não vender determinados produtos, bens ou serviços, reclamações de clientes e outros problemas. Em termos simples, é uma análise para entender se algo deu errado, por qual razão e como corrigi-lo.

Para ajudar a gestão da empresa a executar a análise de dados de forma eficaz, existem ferramentas baseadas em TI muito utilizadas na atualidade.

Quais as ferramentas para análise de dados?

No mercado existem muitas ferramentas, tanto pagas quanto gratuitas. Então, duas das mais conhecidas são:

Google Analytics

Essa ferramenta gratuita do Google é muito popular entre os administradores de sites de e-commerce. Se a sua empresa já migrou para o mundo digital, então o Analytics pode servir para medir o tráfego do seu site, gerar relatórios e com isso criar ou redefinir estratégias para o seu negócio.

Power BI

Desenvolvido pela Microsoft, o Power BI tem por característica o desenvolvimento de informações organizadas e de relevância por meio da lapidação de dados brutos, que podem vir de fontes diversas. Esse software gera relatórios e gráficos que facilitam a visualização e o desenvolvimento de novos planos de ação.

Qual a importância de analisar dados?

Assim como um médico consegue se orientar com resultados de análises laboratoriais, o time de gestão da sua empresa pode saber o caminho a seguir e tomar as melhores decisões. A ciência de dados aliado a um excelente sistema de gestão integrado oferecem muitas vantagens à sua empresa. Veja algumas delas:

Conhecer melhor os clientes

Com a análise de informações de um CRM, por exemplo, é possível traçar o perfil do consumidor para quem você vende. Com isso, a sua empresa consegue ofertar o produto ideal para o cliente certo na melhor hora para cada um deles. Certamente isso trará mais vendas e poderá impactar positivamente a receita.

Gerenciar os processos internos

O sistema de gestão integrado (ERP) provê ao empreendedor uma visão global da forma como os procedimentos internos de compra, venda, relacionamento com o consumidor e marketing são executados. Com essa visão, é possível aprofundar ações que estejam apresentando bons resultados e eliminar aquelas pouco rentáveis ou atrativas.

Previsibilidade

Como a análise de dados se divide em 4 tipos principais, é possível fazer um quadro geral do momento da empresa, projetando situações futuras para melhor posicioná-la no mercado, traçar estratégias e trabalhar em correções quando detectadas.

Portanto, levantar e interpretar dados é imprescindível para o sucesso da sua organização e um excelente sistema de gestão integrado (ERP) pode ser a chave do sucesso para acelerar o seu negócio e garantir decisões assertivas.

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