ERP dá suporte à gestão profissional de pequenas e médias empresas
Profissionalizar a gestão ainda é um grande desafio a pequenas e médias empresas, uma vez que o caráter globalizado e tecnológico do mercado impõe expertises comuns a companhias melhor estruturadas. A boa notícia é que quanto menor a empresa, mais fácil torna-se a promoção das constantes adaptações impostas pelo Mundo Vuca, onde tudo é volátil, incerto, complexo e ambíguo.
A primeira etapa a ser vencida neste processo de profissionalização é a centralização de tarefas e responsabilidades. Para boa parte dos pequenos negócios essa é a única opção, mas vale ressaltar que esse modelo é prejudicial em razão da sobrecarga de trabalho. Para ter crescimento sólido e exponencial é essencial contar com uma boa equipe, ou seja, delegar funções e responsabilidades por perfil e acompanhar os processos e resultados.
Dentro desse contexto, para se ajustar a este mundo novo da Indústria 4.0, ser competitivo significa ter visão sobre todos os processos da empresa, por meio da adoção ferramentas de primeira linha. Aí entra outro pilar da gestão profissional: a automação.
Você já deve ter ouvido ou lido algo sobre ERP, mas chegou a hora de entender efetivamente de que se trata e qual a real aplicabilidade dessa ‘sigla’ no cotidiano e resultado do seu negócio.
ERP (Enterprise Resource Planning) ou ‘Planejamento dos Recursos da Empresa’ (como fica a tradução literal), é um software que reúne parte ou todo o sistema de gestão de uma empresa, independente de seu tamanho. Formatado para cuidar com precisão das atividades diárias do negócio, ele organiza em uma única plataforma ou base de dados, informações financeiras, contábeis, comerciais, de recursos humanos e todo o DNA de sua organização.
A grande vantagem dessa integração de informações e setores é proporcionar uma visão clara e confiável do negócio, o que possibilita ter mais segurança nas decisões e, consequentemente, maior assertividade na gestão empresarial.
Quando falamos em gestão, vale lembrar que estamos nos referindo a mais produtividade, menos desperdício, redução dos erros, agilidade nos processos e, claro, mais resultado financeiro!
Mercado de ERP
A ferramenta existe há mais de um século, mas apenas em 1990 o ERP ganhou essa nomenclatura e suas funcionalidades são aprimoradas ano após ano.
E está dando certo! Segundo estatísticas do Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC), o mercado de ERP cresce cerca de 11% ao ano no Brasil, enquanto o setor global de TI cresceu 9,8% em 2018. O número de pequenas e médias empresas que procuram tecnologias para automatizar seus processos aumenta ano após ano, chegando à marca de 50% da amostra pesquisada. E não é para menos: de acordo com a IDG Research Services, companhias que utilizam sistemas de gestão têm produtividade 10% maior e crescimento 35% mais rápido.
Mas afinal, o que um ERP faz exatamente?
Em um primeiro momento, o ERP ajuda o gestor a administrar as contas a pagar e a receber, auxilia no monitoramento das vendas e no acompanhamento dos pedidos de compras. Mas o sistema pode ir muito além, atuando na Gestão de Pessoas, nas estratégias de Marketing, Contabilidade e um universo de outras possibilidades. Na verdade, um sistema ERP pode ser adaptado às peculiaridades de cada tipo e porte de empresa.
Confira alguns dos muitos benefícios:
→ Integração
O sistema permite ver a empresa de uma forma unificada, desmistificada, de fácil acesso e tranquilamente auditável. O gestor consegue planejar, desenvolver, acompanhar e corrigir as rotas e cenários estratégicos. É plenamente possível antever problemas e minimizar impactos, pois o ERP integra departamentos e filiais, assegurando visões globais ou individuais, com a máxima precisão de cada setor, unidade, colaborador ou uma pequena peça ou produto como uma porca, parafuso, lápis ou borracha adquiridos.
→ Padrão
O software trabalha com dados que seguem padrões das melhores práticas de companhias do mercado, com pleno atendimento de legislações municipais, estaduais e federal, o que iguala o padrão de gestão de pequenas, médias e grandes empresas.
→ Precisão
O sucesso de um bom negócio depende muito da qualidade das informações geradas. O sistema ERP traz mais precisão aos dados, o que melhora a qualidade e assertividade da alocação de recursos.
→ Tempo
A plataforma traz acesso em tempo real a relatórios e gráficos personalizados para a tomada de decisão, o que agiliza o trabalho operacional em benefício das atividades estratégicas.
→ Controle
O ERP centraliza e cruza quaisquer tipos de dados, o que evita retrabalhos e garante a segurança das informações.
Chega de papelada e planilha caseira de Excel! A CIGS oferece soluções sob medida, desde desenvolvimentos exclusivos até um completo ERP para gestão de negócios. Nosso foco são empresas que acreditam na absoluta necessidade de controlar seus processos como condição para alcançar seus objetivos de crescimento e sustentabilidade.
Saiba mais AQUI!
Solicite um contato comercial AQUI!